abril 7, 2021
-
Síndrome do Túnel do Carpo | Dra. Julianne Tannous abr 19, 2021
[…] eu disse no texto anterior (se você ainda não viu, leia aqui! Vale a pena!), o diagnóstico da STC é essencialmente clínico. Sendo assim, a anamnese é […]
Em primeiro lugar, a Síndrome do túnel do carpo (STC) é amplamente conhecida e consiste no comprometimento desmielinizante do nervo mediano no punho, ou seja, há compressão deste nervo no punho, com lesão da mielina (um dos componentes do nervo).
Trata-se da neuropatia focal mais comum, sendo, no entanto mais prevalente em mulheres e também nos trabalhadores braçais (aqueles que fazem movimentos repetitivos com o punho).
O canal do carpo é um “túnel” localizado no punho, por onde passam algumas estruturas como tendões e o nervo mediano.
O nervo mediano é responsável, na mão, pela sensibilidade do polegar, dedo indicador, dedo médio e uma parte do dedo anelar (IV dedo), além de ser responsável pela força na preensão palmar (músculos intrínsecos da mão, relacionados com o movimento de pinça.
Justamente por essa distribuição anatômica, os sintomas relacionados à STC são, na sua maioria, caracterizados por alteração de sensibilidade no território de inervação do nervo mediano, além de fraqueza e dificuldade de realização de atividades que exijam coordenação motora fina (como por exemplo: segurar um copo, torcer um pano ou fechar um botão).
Em contrapartida, os sintomas sensitivos, estes costumam ser os predominantes, com presença de formigamento, queimação e perda de sensibilidade, com piora no período noturno (momento em que, se perceber o paciente mantém o punho em flexão por muito tempo).
Embora os sintomas sensitivos sejam predominantes, as queixas motoras costumam ser mais incapacitantes, uma vez que, o paciente percebe de maneira mais objetiva a limitação motora relacionado ao comprometimento do nervo.
É fundamental uma avaliação médica, com anamnese e exame físico adequados! O diagnóstico da STC é essencialmente clínico, sendo, no entanto, de suma importância a definição diagnóstica bem como a exclusão dos diagnósticos diferenciais.
Fique ligado! Em breve venho contar a melhor forma de determinação diagnóstica e os possíveis tratamentos.
Conheça mais sobre a Dra. Julianne Tannous acessando seu Instagram:
Veja também:
Síndrome do Túnel do Carpo: do diagnóstico correto ao tratamento mais adequado
Ainda tem dúvidas ou se identificou com o conteúdo descrito acima, agende agora a sua consulta clicando no botão ao lado.
[…] eu disse no texto anterior (se você ainda não viu, leia aqui! Vale a pena!), o diagnóstico da STC é essencialmente clínico. Sendo assim, a anamnese é […]
(11) 98866-8063
(11) 3262-0421
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 3421 Jardim Paulista – São Paulo
Dra. Julianne Tannous
CRM/SP: 148.097
RQE: 432701 | RQE: 43270