O que é ultrassom?
Primeiramente precisamos definir o que vem a ser o Ultrassom. o Ultrassom é um exame de imagem onde podemos acessar os nervos periféricos e músculos. Ele também tem sido usado para complementar os exames neurofisiológicos.
Também é de grande valor em doenças musculares, bem como, miopatias, com ele também podemos avaliar a musculatura respiratória, paravertebral e da língua, músculos que nem sempre é possível acessar com outros tipos de exames.
A importância do Ultrassom
Ao passar dos anos, o Ultrassom se tornou uma ferramenta muito confiável para diagnósticos precisos e objetivos.
Por ser uma tecnologia não invasiva, indolor e sem radiação, é um método bem aceito pelos pacientes e que pode ser feito em clínicas, hospitais e até mesmo de forma remota com pequenos aparelhos de Ultrassonografia.
As tecnologias referentes a Ultrassom estão sempre em atualização para o benefício dos pacientes e dos médicos.
É um exame de fácil realização e que faz a avaliação direto ao ponto de interesse, por isso não é necessário fazer de forma extensa ou prolongada, auxiliando o médico na conclusão de diagnósticos e facilitando no planejamento do tratamento do paciente.
Ultrassom muscular
Através desse exame podemos avaliar por exemplo: articulações, ombro, cotovelo, joelho, tornozelo e quadril, , os músculos, tendões e articulações.
Através desse tipo de Ultrassom é possível identificar tendinites e lesões musculares.
Ultrassom dos nervos
Pesquisas apontam os exames de Ultrassons são mais sensíveis em identificar problemas neuromusculares do que Ressonância magnética.
Com o Ultrassom podemos observar traumas, tumores e também, compressões nos nervos com mais facilidade. Como por exemplo, Síndrome do Túnel do Carpo e Síndrome do Canal Cubital.
Como é feito o exame de ultrassom dos músculos e nervos?
O exame é feito através de imagem com aparelho de ultrassom, capturada por uma sonda que é colocada sobre a pele, com uso de gel de água.
Para realizar esse exame, o médico neurofisiologista irá orientar o paciente a se deitar na maca e o posicionar de acordo com a região a ser analisada.
Também pode solicitar que você faça um movimento ou ele mesmo poderá movimentar a região para avaliar a anatomia e função da articulação, músculo, ligamento ou tendão.
Leva de 10 a 20 minutos para cada nervo examinado.
Para outras informações e dicas, siga também o meu Instagram.
Veja também:
Ainda tem dúvidas ou se identificou com o conteúdo descrito acima, agende agora a sua consulta clicando no botão ao lado.
-
Responder Dor nas costas: devo procurar um neurologista? - Dra. Julianne Tannous set 08, 2021
[…] Veja também:>> Dor de Cabeça: Motivos>> O que é o exame de ultrassom de nervos e músculos? […]