O que é Doença de Parkinson?
Hoje foi eleito para a conscientização mundial da doença de Parkinson. Mas afinal de contas, por que um dia voltado para esta causa?
Primeiramente, a doença de Parkinson, descrita em 1917 por James Parkinson, é uma das doenças neurológicas mais comuns, com uma incidência de 100 a 200 casos a cada 100.000 habitantes.
É uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva.
Dessa forma, seus sinais e sintomas ocorrem devido a deterioração dos neurônios dopaminérgicos da substância negra cerebral e também pelo comprometimento de outras regiões (ex: núcleo dorsal do vago, sistema olfatório e alguns neurônios periféricos).
Na maioria das vezes, acomete pacientes por volta dos 55 – 60 anos e tem predomínio nos homens.
Sendo assim, nos casos de início precoce dos sintomas, devemos levar em consideração componentes genéticos.
A dopamina participa da execução de movimentos voluntários do corpo que são realizados de forma automática (ou seja, que não precisam ser “pensados” para realizar).
Havendo diminuição e/ou ausência da dopamina nas regiões acometidas pela DP, observamos perda do controle motor, sendo esta uma das principais características da DP.
Quando pensamos em DP, pensamos na doença idiopática, ou seja, de etiologia (causa) indefinida (sabemos o que acontece no cérebro, mas não sabemos o porque deste processo neurodegenerativo ocorrer).
Existem também as síndromes parkinsonianas, que apresentam sintomas semelhantes à DP, com algumas particularidades em cada uma delas. Mas isto é assunto para um outro post, já que o assunto é bastante longo.
Sintomas da Doença
Dentre os principais sintomas da DP, estão:
– tremor de repouso
– lentificação (bracidinesia)
– rigidez (caracterizada por “rigidez em roda denteada” – característica observada no exame físico)
– instabilidade postural.
Vale lembrar que existem inúmeros outros sintomas não motores, devendo ser ativamente investigados durante a consulta neurológica.
E afinal de contas, por que um dia voltado para isto? Infelizmente, os pacientes levam muito tempo, indo de médico para médico, até chegar no diagnóstico correto da sua doença.
Por isso o dia da conscientização mundial da DP foi criado: para que a existência da doença seja conhecida e estejamos atentos aos seus possíveis sinais, além de conscientizar a população à respeito do tratamento.
E você, já conhecia essa doença? Conhece alguém com Parkinson?
Conheça mais sobre a Dra. Julianne Tannous acessando seu Instagram:
Veja também:
Ainda tem dúvidas ou se identificou com o conteúdo descrito acima, agende agora a sua consulta clicando no botão ao lado.