Saiba os impacto do COVID relacionados a neurologia
Primeiramente, sabemos que em 2020 nos deparamos com a pandemia pelo COVID-19 (surto iniciado na China no fim de 2019) e com todas as incertezas (inclusive relacionadas a neurologia) causadas por uma doença até então desconhecida.
Sendo assim, a Organização Mundial de Saúde declarou a situação de pandemia em março/2020, graças à sua elevada capacidade de disseminação e transmissão assintomática.
No entanto, até hoje nós vivemos no meio desta pandemia, com todas as suas incertezas e consequências.
Sintomas da COVID
Os sintomas mais conhecidos até então, são febre, tosse seca, coriza (corrimento nasal), perda/ diminuição de apetite, dispneia (falta de ar), náusea, diarreia, perda de olfato e paladar.
O diagnóstico é feito através do PCR por swab nasofaríngeo ou através da sorologia pelo exame de sangue.
Infecções virais podem causar, de maneira geral, danos ao sistema nervoso, como encefalite grave, encefalopatia tóxica, lesões desmielinizantes agudas graves que se desenvolvem após infecções virais.
Complicações do COVID relacionados a neurologia
Posteriormente, podemos observar complicações relacionada ao sistema neurológico, seja o sistema nervoso central seja o periférico. Tais complicações se relacionam à predileção do vírus pelos componentes do sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP).
Dentre os sintomas do SNC mais comuns estão cefaleia, “perturbações da cabeça”, alterações de memória e cansaço, além de episódios de acidente vascular cerebral (tanto isquêmico quanto hemorrágico), tontura e crise convulsiva.
Já em relação aos sintomas do SNP estão parestesia (formigamentos), mialgia (dor muscular), fraqueza e comprometimento de nervos, além de dor (neuralgia).
A perda de olfato (hiposmia) e do olfato (hipogeusia) também são considerados sintomas do SNP.
Na maioria dos estudos, os sintomas (sejam eles agudos ou sequelas) tem relação direta com a gravidade do quadro de Covid-19, ou seja, nos casos mais graves, as chances de complicações e sequelas neurológicas são maiores quando comparados com casos leves e/ou moderados.
Se você teve Covid-19 e está apresentando algum dos sintomas, procure seu neurologista! Cuide-se!! Sua vida é muito importante!
Conheça mais sobre a Dra. Julianne Tannous acessando seu Instagram:
Veja também:
Ainda tem dúvidas ou se identificou com o conteúdo descrito acima, agende agora a sua consulta clicando no botão ao lado.