O que é a Eletroneuromiografia (ENMG)?
É utilizada para analisar e monitorar o registro das atividades elétricas das fibras musculares durante uma contração. E estuda o nervo desde a saída da medula ou cérebro e todo seu caminho até chegar aos músculos. Esse trajeto é chamado de Unidade Motora! É possível diagnosticar as doenças que afetam os nervos, a junção mioneural (encontro entre o nervo e o músculo) e também os músculos através deste exame. Também é possível avaliar a presença de lesões que afetam os nervos e músculos e isso pode acontecer em casos de algumas doenças, por exemplo: esclerose lateral amiotrófica, neuropatía diabética, síndrome do túnel do carpo ou doença de guillain-barré.
Nesses casos a eletroneuromiografia (ENMG) é importante para ajudar o médico a confirmar o diagnóstico e elaborar o melhor tratamento para o paciente.
Não é invasivo e é totalmente indolor!
Em quais regiões é possível realizar este exame?
A Eletroneuromiografia (ENMG) é feita nos membros superiores (braços) e inferiores (pernas) e também na região do rosto.
Como é feito o exame?
O aparelho Eletroneuromiógrafo registra as trocas elétricas dentro das células e converte esses sinais em gráficos e tabelas, que aparecem na tela do aparelho da inserção de agulhas de registro nos músculos.
É dividido em duas etapas:
1- Neurocondução ou Eletroneurografia: São posicionados estrategicamente pequenos sensores sobre a pele para avaliar determinados músculos ou trajetos de nervos, logo em seguida, são feitos pequenos estímulos elétricos para produzir atividades nesses nervos e músculos que são captadas pelo aparelho. Esta etapa em alguns pacientes, pode gerar um pequeno desconforto, pois causa uma sensação de pequenas pancadas, mas que são suportáveis.
2- Eletromiografia: É utilizado um eletrodo de agulha descartável que é inserido na pele até alcançar o músculo, para avaliar diretamente a atividade. É necessário que o paciente faça alguns movimentos que o médico neurofisiologista irá solicitar, enquanto o eletrodo detecta os sinais. O desconforto que essa fase gera é semelhante há uma dor de picada durante a inserção da agulha, e pode haver um desconforto durante o exame, mas é tolerável!
Preparo:
Tempo de duração
Entre 40 à 60 min
Quais doenças é possível identificar?
Prazo de entrega
Até 3 dias úteis (é possível combinar o prazo de acordo com a necessidade de cada paciente).