Conheça sobre cefaleia, dor que atinge a todos nós
Primeiramente, cefaleia, o nome técnico usado pra famigerada dor de cabeça, é uma das queixas mais comuns do consultório do neurologista.
Sendo assim, tenho certeza que alguma vez na vida ela já te visitou e que essa visitinha não foi lá muito agradável.
Contudo, infelizmente, a maior parte das pessoas considerar dor de cabeça normal e acaba não investigando suas possíveis causas!
Calma! Não precisa se desesperar achando que você tem alguma doença neurológica grave!
Vou te ajudar a tentar identificar algumas coisas que podem desencadear a sua dor, ok?
Causas da cefaleia
Algumas causas mais comuns de dor de cabeça são: qualidade ruim ou horas insuficientes de sono, uso de óculos com as lentes incorretas (ou a falta de uso deles), estresse, gripe e resfriado, exposição a barulhos muito altos ou acessórios muito apertados na cabeça. Além disso, sinusite, disfunção da articulação temporomandibular, bruxismo e intolerância a glúten e lactose podem causar dor de cabeça também.
Entre as doenças neurológicas, a mais comum é a enxaqueca! Mas precisamos lembrar de outras patologias, como: cefaleia tensional, cefaleia em salvas.
Outras duas doenças que costuma causar fortes dores de cabeça e um prejuízo enorme da qualidade de vida dos pacientes são a fibromialgia e a dores miofasciais.
É essencial que você se observe e se conheça (autoconsciência é primordial em qualquer tratamento médico!). A partir disso, será muito mais fácil você identificar quais os principais desencadeantes da sua dor, o que você pode e deve fazer pra mudar e como minimizar esses episódios de dor.
Mudança de hábitos e estilo de vida nem sempre são fáceis ou imediatas. Mas são fundamentais para um bom resultado no tratamento e prevenção das dores de cabeça.
Dor de cabeça é algo sério! Não postergue sua saúde! Não se conforme com receitas caseiras, simpatias, remédio do vizinho, etc! Cuide-se! Tenha um neurologista pra chamar de seu!
Conheça mais sobre a Dra. Julianne Tannous acessando seu Instagram:
Veja também:
Dor de cabeça: motivos
Dor nas costas: devo procurar um neurologista?