Saiba como a pandemia afeta o sono das pessoas
Primeiramente pesquisas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apontam que até 1º de maio, 50,3% da população passou por alterações no sono.
O sono é peça crucial para que nosso corpo “funcione”, ele é fundamental para a saúde física, mental e neurológica, contribuindo inclusive, para sua imunidade.
Antes da pandemia, no entanto, muitas pessoas já sofriam com insônia e o isolamento social aumentou esse problema entre a população.
Sendo assim, agora devido a preocupação com o vírus, falta de emprego, preocupação com familiares e amigos a insônia tem atingido até quem sempre dormiu bem.
A falta de sono causa alterações como por exemplo: mudanças de humor, hábitos alimentares, ansiedade e preocupação.
Veja também: Por que fazer a higiene do sono?
Formas de manter o sono saudável
Para que seu sono continue regulado, existem algumas formas que podem ser adotadas. São elas:
– Mantenha um horário para ir dormir e acordar, inclua inclusive os fins de semana à essa nova rotina para que o corpo se acostume;
– Evite sonecas durante o dia. Sabemos o quanto é delicioso aquela “sonequinha” pós almoço, especialmente em dias frios, no entanto elas devem ser evitadas e caso aconteçam não devem ultrapassar 45 minutos;
– Faça refeições leves no jantar. Nada de jantar uma feijoada as 22hrs!!! Dê preferencias a saladas, sopas e grelhados;
– Evite uso de telas pelo menos 1 hora antes de dormir. Esqueça celular, tv e tablet, esse é o omento de se preparar para uma ótima noite de sono;
– Pratique exercícios físicos regularmente. O corpo libera endorfina durante a atividade, diminuindo assim a ansiedade;
– Tome chás relaxantes antes de dormir. Chás de maracujá, hortelã, e erva cidreira são ótimas opções;
– Deixe o ambiente aconchegante. Coloque um pijama confortável e deixe luzes baixas para que assim, você consigo relaxar de forma natural.
Esse conjunto de dicas te farão dormir melhor! Nesse tempo difícil que estamos passando manter a saúde mental é extremamente importante e uma boa noite de sono nos ajudará nisso, não é mesmo?
Para mais dicas me siga no Instagram.
Fontes:
https://pneumosono.com.br/blog/212-entenda-como-a-pandemia-afeta-o-sono