O que é o Alzheimer?
Antes de mais nada, a doença de Alzheimer ou mal de Alzheimer é uma doença causada pela morte de células cerebrais e geralmente de fator hereditário.
Sendo assim, essa é uma doença neurodegenerativa que infelizmente ainda não tem cura, porém, existem estudos sendo feitos de novos medicamentos para a doença.
Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), a estimativa é de que, no mundo, existam cerca de 35,6 milhões de pessoas com a doença de Alzheimer.
No Brasil, no entanto, há cerca de 1,2 milhão de casos.
O nome Alzheimer é em homenagem ao psiquiatra alemão Aloysius Alzheimer, o mesmo estudou e descreveu a doença.
Sintomas
Os sintomas do Alzheimer se apresentam como demência, perda de funções cognitivas como, memória, orientação, atenção e linguagem.
Geralmente se manifesta em pessoas acima de 65 anos, mas a doença progride ao longo dos anos, aumentando a gravidade dos sintomas.
Como reduzir o risco de apresentar a doença
Há 6 tipos de formas de ajudar a prevenir a doença. Não é comprovado que fazendo esses passos a doença não irá te atingir, mas mesmo assim, vale a pena tentar, não é mesmo?
Portanto lembre-se de:
- Seu cérebro: mantenha sua mente ativa. Dessa forma, faça jogos de raciocínio e atividades que te façam pensar. Leia, converse, aprenda novas coisas, cozinhe novas receitas, etc.
- Sua alimentação: reduza a gordura dos alimentos, coma carnes magras, evite frituras e dê preferências para alimentos saudáveis. Como por exemplo: beba bebidas que contenham oxidantes, como chá verde, suco de fritas e vinho tinto (sem exagero).
- Do seu corpo: Atividades físicas por pelo menos 30 minutos diários, manterão seu corpo saudável e ativo. Caminhadas, danças, corridas, natação, essas são atividades recomendadas.
- Sua saúde: visite regularmente eu médico para check-ups, exame de rotinas e acompanhamentos. Controle seu peso e seu colesterol.
- Sua vida social. Ter amizades e familiares por perto é excelente para convívio social e atividades de lazer.
- Seus hábitos: não fume, não beba, mantenha uma rotina que te faça bem. Durma o tempo necessário para que seu corpo e sua mente descansem.
Por hoje é isso, meus queridos, caso você ou alguém que você conheça apresente algum desses sintomas procure um médico o mais rápido possível ok?
Para mais dicas me siga no Instagram.
Veja também:
>>> Distonia: O que é?
Fontes:
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/06/09/conheca-21-maneiras-de-reduzir-o-risco-de-alzheimer
https://alzheimerportugal.org/pt/text-0-9-37-33-reduzir-o-risco
https://www.hermespardini.com.br/blog/?p=719