O que é neurofisiologia?
O neurofisiologista é o médico especializado na fisiologia do sistema nervoso, ou seja, a função do sistema nervoso.
Os neurofisiologistas estudam como ocorre as atividades cerebrais e as ondas de energia no sistema nervoso, para dessa forma, descobrirem os melhores tratamentos para distúrbios neurológicos.
A princípio, existem duas partes no sistema nervoso humano: o sistema nervoso central, que é o cérebro e a medula espinhal, e o sistema nervoso periférico, que é a rede de nervos que se estende por todo o corpo.
Neurofisiologia estuda a relação entre esses dois sistemas nervosos para descobrir o que causa doenças bem como: esclerose múltipla, doença de Parkinson e epilepsia.
O neurofisiologista também é um médico que pode tratar assunto relacionados a hiperatividade.
Qual a diferença entre neurofisiologista e neurologista?
O neurologista é o médico que estuda as doenças relacionadas ao sistema nervoso. Enquanto, o neurofisiologista estuda quais são as funções do sistema nervoso.
Quais são os exames relacionados a neurofisiologia?
Eletroencefalograma (EEG): que registra a atividade elétrica do cérebro do paciente.
Eletroneuromiografia: que estuda o nervo e o músculo, dessa forma, avaliando a velocidade em que o estímulo chega de um ponto ao outro entre eles.
Potencial evocado: estuda a resposta elétrica no sistema nervoso.
Monitorização intraoperatória: onde se pode observar a resposta elétrica no sistema nervoso durante as cirurgias.
Polissonografia: onde se observa as funções do sono do paciente, sendo assim, monitora os parâmetros cerebrais para diagnosticar distúrbios do sono.
Poligrafia: onde se estuda as funções de sono em bebês. Esse procedimento é realizado para descobrir possíveis causas de convulsões em bebês durante o sono.
Para outras informações e dicas, siga também o meu Instagram.
Veja também:
Ainda tem dúvidas ou se identificou com o conteúdo descrito acima, agende agora a sua consulta clicando no botão ao lado.