Tomar ou não tomar remédios para dormir?
A princípio, uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos comprovou que em mulheres, tomar remédios para insônia não significa uma melhor noite de sono.
O estudo publicado pela revista médica BMJ, reuniu dados de mais de 600 mulheres, com idade entre 42 e 52 anos.
Sendo assim, destas, 238 usaram remédios para dormir e as outras não. Segundo os cientista, durante o período de dois anos as que tomaram o remédio para dormir não tiveram uma noite de sono melhor do que as que não tomaram.
Entre os remédios estudados no entanto, estão benzodiazepínicos, drogas Z que incluem zolpidem (Ambien), zaleplon (Sonata) e eszopiclona (Lunestra), medicamentos esses também usado para tratamento de ansiedade e depressão.
A importância do sono
Como já falamos anteriormente, o sono é peça crucial para que nosso corpo “funcione”, ele é fundamental para a saúde física e mental, contribuindo inclusive, para imunidade.
A falta de sono causa, mudanças de humor, hábitos alimentares, ansiedade e preocupação.
Causas de insônia
As causas de insônia podem ser devido a:
- Estresse do dia-a-dia
- Ansiedade
- Depressão
- Bruxismo
- Terror noturno
- Apnéia do sono
Muito da falta de sono tem a ver com situações rotineiras que enfrentamos.
Métodos caseiros para dormir melhor
Alguns médicos indicam métodos caseiros para ajudar com a insônia, lembrando sempre que você nunca deve se automedicar.
- Melatonina: é um tipo de hormônio que nosso corpo produz naturalmente, principal responsável pelo sono. Por ser um hormônio produzido pelo corpo não entra na categoria “remédios”. A produção de mais melatonina pode ser induzida com certos alimentos, como por exemplo: amendoim, ovo e frango. Evitando situações estressando e menor exposição a luzes azuis também, são outros fatores.
- Valeriana: Têm se visto muita eficácia no chá da raiz de valeriana contra insônia leve e moderada. Ela possui propriedades calmantes e ansiolíticas, fazendo assim com que o sono venha mais rápido.
- Lúpulo: Também utilizada na produção de cerveja, mas em forma de chá observa-se grande efeito contra insônia.
- Erva-cidreira: têm sido usada há séculos para tratamento de insônia. Sua ação impede a destruição do GABA, tipo de neurotransmissor que ajuda a acalmar o sistema nervosos facilitando o sono.
- Passiflora ou planta do maracujá: assim, como a erva-cidreira, é usada há anos para tratar insônia.
Mesmo sabendo que alguns desses remédios caseiros possam ajudar com os sintomas, é de extrema importância ajuda de um profissional quando há distúrbios do sono.
Para mais dicas me siga no Instagram.
Fontes:
https://www.tuasaude.com/remedio-caseiro-para-insonia/