Campanhas de vacinação
Antes de mais nada, estamos em uma época em que está acontecendo simultaneamente a vacinação contra gripe e contra COVID-19.
Sendo assim, está surgindo várias dúvidas de em que momento tomar cada uma. Não podendo ser administradas juntas por não saber se um imunizante interfere no outro.
Enquanto uma vacina imuniza contra a Influenza A e B a outra protege contra os efeitos do vírus SARS-CoV-2.
Quando tomar a vacina
“É importante salientar que a campanha de vacinação contra a gripe vai começar com grupos que não são prioritários para Covid-19. Isso foi feito exatamente para desvincular uma campanha da outra”, afirma Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações.
As duas vacinas devem ter o intervalo de 15 dias entre uma e outra, sendo que a de COVID-19 deve ser priorizada, devido a gravidade da doença.
Pessoas que tiveram COVID-19, no entanto devem aguardar 30 dias para aplicação da vacina.
Tanto a COVID quanto a Influenza são doenças que atingem diretamente no sistema respiratório, por esse motivo, é importante que as vacinas sejam tomadas.
Um documento emitido pela Secretária de saúde aponta que, a vacina contra Influenza não deve ser ignorada, já que a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade.
A imunização contra gripe ocorre, nos meses de outono, pois a incidência ao vírus é maior no outono e inverno, devido a baixas temperaturas.
Reações a vacina
As reações das duas vacinas são semelhantes: dor local, febre e mal estar geral após algumas horas da aplicação, sintomas que podem durar de 24h a 48h.
A vacina contra COVID, ainda não tem dados sobre a 100% de eficácia contra doença, já que a mesma se encontra em mutação, e ocasionalmente aparecem novas variantes.
Para mais dicas me siga no Instagram.
Veja também:
>>> Depressão
Fontes:
http://www.iamspe.sp.gov.br/vacinas-covid-x-gripe/